Conheça Gliese 581: o sistema solar que tem 3 entre os principais exoplanetas habitáveis
- Paulo Artur
- 15 de set. de 2016
- 2 min de leitura
O sistema/estrela (o sistema recebe o mesmo nome da estrela) Gliese 581 localiza-se a 20,3 anos-luz da terra, na constelação de Libra. A estrela possui uma massa estimada de um terço da massa do sol e é o 89º sistema solar mais próximo do sol. Seis planetas fazem parte da órbita de sua órbita: Gliese 581e, Gliese 581b, Gliese 581c, Gliese 581g, Gliese 581d e Gliese 581f sendo que Gliese 581 "c", "g" e "d" são considerados planetas potencialmente habitáveis.
Mas o que "potencialmente habitável" significa? É exatamente o que parece. Mais precisamente, são planetas que estão dentro da zona habitável, ou seja, a área da órbita onde a incidência de luz solar e radiação permite a existência de água líquida.
Gliese 581c é considerado por muitos cientistas como

o primeiro exoplaneta habitável encontrado. Esse planeta foi descoberto por astrônomos franceses, portugueses e suíços integrantes de uma equipe liderada por Stéphane Udry, do observatório de Genebra, no dia 24 de abril de 2007. Possui um diâmetro 50% maior do que a Terra e é até cinco vezes mais maciço, por isso também é chamado de Super-Terra.
Gliese 581d foi descoberto em 2007. Também está na zona habitável, porém um pouco mais distante. Diante disso, muitos cientistas contestam a habitabilidade desse planeta, sendo que este só teria temperatura suficiente para a vida caso tivesse uma atmosfera e um efeito estufa como o da Terra. Nesse sistema solar, este é o segundo planeta mais distante de sua estrela e é o quinto mais próximo. Segundo cientistas, este é o primeiro candidato sério a planeta oceânico.


Até hoje várias equipes de cientistas negam a existência do planeta Gliese 581g, que é considerado por muitos outros como o 1º planeta como a terra. Está entre Gliese 581c e Gliese 581d, ou seja, bem no centro da zona habitável. Possui uma massa equivalente a três ou quatro vezes a a massa da Terra e um período orbital (tempo que o exoplaneta leva para dar uma volta completa em seu sol) de aproximadamente 37 dias terrestres. Há possibilidade de Gliese 581g simplesmente não existir, sendo resultado das medições ultra-finas do "balanço" estelar, por isso, formam-se muitas discussões sobre o planeta. Está entre Gliese 581c e Gliese 581d, ou seja, bem no centro da zona habitável.
Deixe sua opinião e suas sugestões nos comentários! Espero que tenha gostado!

Comments